On 23-11-2012 11:51, Marcelo Silva wrote:
> No caso da marcação do registro atualizado, a meu ver isso só deveria
> acontecer em registro deletados (delete) e não atualizados (update),
> mas isso é só questão de curiosidade mesmo, pois se eles fizeram assim é
> porque realmente foi necessário.

O UPDATE não é "in-place", ou seja, se você atualiza um registro, ele marca a
tupla anterior como obsoleta e cria uma nova tupla com os dados atualizados.
Todo esse mecanismo se faz necessário por conta do MVCC. Os espaços antes
ocupados por tuplas obsoletas são reaproveitados após a execução do VACUUM
(por isso não há como garantir ordem de inserção dos dados em uma tabela).

--
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento