Boa tarde Jean,

Em 25-07-2014 08:32, Jean - GeControl escreveu:

>Uma pergunta de leigo: qual a diferença, em termos de performance, entre
>uma ferramenta deste segmento e um túnel VPN sobre UDP compactado, como
>por exemplo, o OpenVPN?

Tá aí, realmente não sei. Quem usa podia por aqui o case, sobre a diferença de performance, assim como Postgresql com SSL. O zebedee é muito leve, e no meu caso, não usei criptografia. Mas acredito que outras soluções do gênero ofereçam o mesmo benefício.

Aproveitei alguns minutos do almoço e fiz uma avaliação rápida cruzando acesso direto e VPN com e sem SSL. Utilizei o seguinte cenário:

 * Consulta que me retorna 1.642 registros com aprox. 2MB de tráfego de
   texto plano;
 * O servidor encontra-se a 30 saltos (via traceroute) de onde estou no
   momento. Executei os comandos em uma maquina linux com conexão ADSL GVT;
 * Como estamos em um horário de produção e a ADSL nesses horário pode
   ser afetada, a repetição do comando gerou alguns dados com
   distorções significativas. então capturei o valor mais próximo entre
   eles de um total de 10 execuções com intervalo de 2 segundos entre
   as execuções;
 * A consulta executada em localhost no servidor do banco tem um tempo
   de 10.998 ms;
 * Para não considerar o tempo de autenticação e validação da senha,
   seja manual, por software ou via .pgpass, alterei os acessos do
   usuário para TRUST para os IPs utilizados (público de minha estação
   e da VPN).

##Execução com IP público

#PSQL COM SSL habilitado
$ export SSLMODE=required
$ time psql portal -U daniel -h <IP> -c "select * from tb_pedidos where fk_cliente = <id>" > /dev/null

real    0m1.823s
user    0m0.089s
sys      0m0.009s

#PSQL SEM SSL habilitado
$ export SSLMODE=disable
$ time psql portal -U daniel -h <IP> -c "select * from tb_pedidos where fk_cliente = <id>" > /dev/null

real    0m2.072s
user    0m0.090s
sys      0m0.012s

##Execução em VPN com comp-lzo habilitado

#PSQL COM SSL habilitado
$ export SSLMODE=required
$ time psql portal -U daniel -h 10.1.0.10 -c "select * from tb_pedidos where fk_cliente = <id>" > /dev/null

real    0m1.861s
user    0m0.090s
sys        0m0.010s

##PSQL SEM SSL habilitado

$ export SSLMODE=disable
$ time psql portal -U daniel -h 10.1.0.10 -c "select * from tb_pedidos where fk_cliente = <id>" > /dev/null

real    0m1.785s
user    0m0.086s
sys      0m0.013s

Uma vez que o OpenVPN já é criptografado e esta com compactação habilitada, a melhor situação foi VPN com conexão ao banco SEM SSL. Apesar da diferença ser muito baixa.

Espero que ajude.

Att,

--