> Existe alguma ferramenta que me auxilie na avaliação de uma query
> Por exemplo eu tenho esta query
> http://pastebin.com/hWNdz1ZN
> Queria saber se é possível aprimora-la ou se há algum software (ferramenta
> case)
> Que eu possa usar para avaliar o desempenho da mesma

A melhor forma seria analisar o plano de execução da consulta, para isso é
precisa aprender um pouco sobre o EXPLAIN [1] e [2]. A dica é, execute o
comando `EXPLAIN (ANALYZE, VERBOSE, BUFFERS) <sua query aqui>`, em seguida
copie o resultado e cole em [3], que irá formatar para melhor
visualização/análise.

Caso queira ajuda em alguma consulta, envie a URL do explain.depesz.com
aqui na lista que podemos ajudar.

[1] http://www.postgresql.org/docs/current/static/sql-explain.html
[2] http://www.postgresql.org/docs/current/static/using-explain.html
[3] http://explain.depesz.com/

OBS: Dependendo da versão (se não me engano 9.2-) você deve remover o
BUFFERS

Matheus de Oliveira
Analista de Banco de Dados
Dextra Sistemas - MPS.Br nível F!