Em 15 de abril de 2015 10:09, Flavio Henrique Araque Gurgel <
fha...@gmail.com> escreveu:

> Existe diferença entre os campos do tipo varchar(n) e text?
>>

> Fisicamente, não há diferença.
> Logicamente, o varchar tem a limitação no número de caracteres (n) mas é
> apenas uma verificação no momento em que se insere ou se altera o valor.
>
>  Qual seria a limitação de caracteres para estes tipos?
>>

> 1 GiB, não caracteres, afinal alguns caracteres em algumas codificações
> são multi-byte.
>
> Sempre tive essa dúvida, pois até então pensava que o varchar tivesse uma
limitação de 255 caracteres, por isso seguia uma regra minha: se o tamanho
é fixo e menor que 255 caracteres uso char, se o tamanho for variável de
até 255 utilizo varchar, fora isso uso text.

Mas por sua resposta estava errado, pois não tem diferenças entre varchar e
text, apenas limitação de espaço a ser armazenado.

Obrigado.

[]s
Danilo​