> [...]
> ou qualquer coisa que você criar após as tabelas estarem prontas, fica
> complicado se você precisar de algumas informações da qual você não
> lembra de pronto, tipo, qual o tipo de dado você definiu para um campo X
> na tabela Y.
> Procurar essa informação em um arquivo de..... sei la..... 700 linhas de
> código é osso. No diagrama você teria uma representação gráfica de tudo,
> ficando muito mais fácil encontrar. Por mais que o editor tenha recursos
> para localizar palavras através de regex, acho que ainda não seria tão

Ao invés de procurar em um arquivo, não seria mais fácil ir direto na
tabela em questão e saber qual o tipo do campo?​

Na verdade acho que o problema das ferramentas de modelagem está no fato
> [...]
> "modelador" pro inferno e partir pra unha não terei perda de
> produtividade.
> Eu sou novo no PostgreSQL, tento desenvolver nele como em sempre fiz no
> SQL Server. Qual é o roteiro que vocês mais habituados com ele seguem
> para modelar uma base de dados? Tipo escreve o script inteiro na unha,
> funções, view, etc, e depois roda o código e corrige os possíveis erros?
> Ou modelam por partes, tipo, escreve o script das tabelas, restrições e
> relacionamentos, roda, depois cria scripts individuais para as funções,

Sei que tem ferramentas que *podem* ajudar no desenvolvimento, mas eu,
particularmente, escrevo todos os meus projetos na "unha", tanto projetos
de banco de dados quanto os projetos das aplicações (php por exemplo),
prefiro assim, pelo menos não fico dependente. No caso do postgres, utilizo
apenas o pgadmin para executar os comandos, nada de "botão direito do
mouse...new table" por exemplo.

Não conheço a administração do SQL Server, mas fico imaginando o seguinte:
o que será que acontece se um DBA SQL Server tiver que administrar uma base
sem o front-end, ou seja, tiver que executar tudo na unha?

[]s
Danilo