> Aprendiz
> -----------
> id serial
> matricula varchar
> nome varchar

Cada um é uma chave?  Ou a chave são os dois atributos?

> ItemHistorico
> ------------------
> id serial   {PK - cada item tem um número que o identifica unicamente. A
> chave candidata seria dahoraEvento+idAprendiz, obviamente por se tratar de
> um evento discreto no tempo}

Com uma chave natural de apenas dois atributos, eu pensaria seriamente
em simplificar o modelo eliminando a chave artificial.

> Anexo
> --------
> id serial {PK - cada anexo tem um id, sem grandes problemas aqui. Não há
> chave candidata (posso colocar até o mesmo arquivo várias vezes, mas o
> sistema não precisa verificar isso, cabendo ao operador saber o que está
> fazendo}

Isso nunca dá certo.  Mesmo que desse operacionalmente, indica um
problema mais grave de entendimento de modelo e de negócio.

De qualquer maneira, tens outras questões específicas sobre teu modelo
proposto?  Ou o que queres são comentários de base como os que fiz até
agora.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org