> Atualize as estatísticas com o comando ANALYZE.
> http://www.postgresql.org/docs/9.4/interactive/sql-analyze.html
>

> Por favor, me explique como vc chegou a esta conclusão? diz algo aí que as
> estatísticas estão desatualizadas? (eu não manjo muito da saída do analyze
> e to me batendo nisso a horas).
> Mas eu havia feito todas as manutenções antes de enviar a saída do analyze
> e inclusive peguei o banco e subi numa máquina minha e continua na mesma
> lentidão.
>
> Talvez precise que eu envie mais alguma informação pra ajudar?

O tempo estimado e o tempo real são muito divergentes, talvez por isso a
sugestão do analyze, e também porque é praxe que as estatísticas estejam
desatualizadas.
Utilize [1] para facilitar a visualização, se possível, e cole a URL do seu
explain.
O problema parece começar em alguns loops e filtros sem índices, mas será
melhor de visualizar após nos passar o link do explain.
Eu tentei utilizando o resultado que você passou e não deu certo.

[1] - http://explain.depesz.com/

[]'s