> nao pode ser DEFAULT pois o usuário pode escolher em setar value de sua
> própria escolha

É exatamente pra isso que o DEFAULT serve, se o inserir um valor
explicitamente vai usar o que inseriu, se não inserir na coluna ou inserir
usando DEFAULT (no INSERT INTO) então vai ser o DEFAULT.

> é uma possibilidade...
> porém gostaria de ao menos ajuda para comecar com a seq....

A forma mais simples é usar um campo do tipo `serial` ou `bigserial`. Faça
uns testes e estude um pouco, se tiver dúvidas poste aqui.

Matheus de Oliveira