O sujeito tinha quatro filhos, tres bonitos, fortes e saudaveis e um, o
mais novo, que se chamava Josias e era mirradinho, raquitico, todo
estropiado. Viveu a vida toda, desconfiando da mulher, mas nunca tivera
coragem de tocar no assunto, porém, já em seu leito de morte, desabafa:
- Meu amor... eu gostaria de saber se o Josias e'  realmente meu filho.
- Querido...
- Por favor, não minta pra mim. Se não for, não tem problema... eu te
perdoo desde já. Eu só queria saber a verdade...
- Sim, querido. - responde a mulher. - Voce e'  o pai de Josias sim,
juro por tudo o que e'  mais sagrado...
- Puxa, que bom ouvir isso... - solta o seu último suspiro e morre.
E a esposa aliviada:
- Ainda bem que ele não perguntou dos outros tres!