Que triste!

Estragou a televisão....

Ele - Iiiih...
Ela - E agora?
Ele - Vamos ter que conversar.
Ela - Vamos ter que o quê?
Ele - Conversar. É quando um fala com o outro.
Ela - Fala o quê?
Ele - Qualquer coisa. Bobagem.
Ela - Perder tempo com bobagem?
Ele - E a televisão, o que é?
Ela - Sim, mas aí é a bobagem dos outros. A gente só assiste. Um falar com o
outro, assim, ao vivo... Sei não...
Ele - Vamos ter que improvisar nossa própria bobagem.
Ela - Então começa você.
Ele - Gostei do seu cabelo assim.
Ela - Ele está assim há meses, Eduardo. Você é que não tinha...
Ele - Geraldo.
Ela - Hein?
Ele - Geraldo. Meu nome não é Eduardo, é Geraldo.
Ela - Desde quando?
Ele - Desde o batismo.
Ela - Espera um pouquinho. O homem com quem eu casei se chamava Eduardo.
Ele - Eu me chamo Geraldo, Maria Ester.
Ela - Geraldo, Maria Ester ?!?
Ele - Não, só Geraldo. Maria Ester é o seu nome.
Ela - Não é não.
Ele - Como, não é não?
Ela - Meu nome é Valdusa.
Ele - Você enlouqueceu, Maria Ester?
Ela - Pelo amor de Deus, Eduardo...
Ele - Geraldo.
Ela - Pelo amor de Deus, meu nome sempre foi Valdusa. Dusinha, você não se
lembra?
Ele- Eu nunca conheci nenhuma Valdusa. Como é que eu posso estar casado com
uma mulher que eu nunca... Espera. Valdusa. Não era a mulher do, do... Um de
bigode.
Ela - Eduardo.
Ele - Eduardo!
Ela - Exatamente. Eduardo. Você.
Ele - Meu nome é Geraldo, Maria Ester.
Ela - Valdusa. E, pensando bem, que fim levou o seu bigode?
Ele - Eu nunca usei bigode!
Ela - Você é que está querendo me enlouquecer, Eduardo.
Ele - Calma. Vamos com calma.
Ela - Se isso for alguma brincadeira sua...
Ele - Um de nós está maluco. Isso é certo.
Ela - Vamos recapitular. Quando foi que casamos?
Ele - Foi no dia, no dia...
Ela - Arráááá !!! Ta aí. Você sempre esqueceu o dia do nosso casamento...
Prova de que você é o Eduardo e a maluca não sou eu.
Ele - E o bigode? Como é que você explica o bigode?
Ela - Fácil. Você raspou.
Ele - Eu nunca tive bigode, Maria Ester!
Ela - Valdusa!
 Ele - Ta bom. Calma. Vamos tentar ser racionais. Digamos que o seu nome
seja mesmo Valdusa. Você conhece alguma Maria Ester?
Ela - Deixa-me pensar. Maria Ester... Nós não tivemos uma vizinha chamada
Maria Ester?
Ele - A única vizinha de que eu me lembro é a tal de Valdusa.
Ela - Maria Ester. Claro. Agora me lembrei. E o nome do marido dela era...
Jesus!
Ele - O marido se chamava Jesus?
Ela - Não. O marido se chamava Geraldo.
Ele - Geraldo...
Ela - É.
Ele - Era eu. Ainda sou eu.
Ela - Parece...
Ele - Como foi que isso aconteceu?
Ela - As casas germinadas, lembra?
Ele - A rotina de todos os dias...
Ela - Marido chega em casa cansado, marido e mulher mal se olham...
Ele - Um dia marido cansado erra de porta, mulher nem nota...
Ela - Há quanto tempo vocês se mudaram daqui?
Ele - Nós nunca nos mudamos. Você e o Eduardo é que se mudaram.
Ela - Eu e o Eduardo, não. A Maria Ester e o Eduardo.
Ele - É mesmo...
Ela - Será que eles já se deram conta?
Ele - Só se a televisão deles também quebrou...

(L. F. Veríssimo)