Pedro Kröger escreveu isso aí:
> eu gostaria de saber mais sobre direito autoral relacionado ao uso. ou
> seja, se quero usar um trecho de algum documento, mais especificamente
> um trecho de musica. em ingles tem a condição de "fair use", como isso
> funciona no brasil?

Mais ou menos da mesma forma.

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9610.htm

[...]
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
[...]
III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de
comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica
ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o
nome do autor e a origem da obra;
[...]

Tem outros incisos que podem se aplicar também ao seu caso.

[]'s

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/