Welington,

Achei esses tempos (acho que foi no histórico da lista) um e-mail do
Algacir que comenta sobre ACL's Externas jogando numa bas MySQL.

Não cheguei a implementar a solução dele, mas achei bem interessante!

Segue abaixo a cópia do e-mail.

-- INICIO --
Boa tarde a todos.

Após alguns testes com blacklist's gigantes no squid
notei que o mesmo "arria" literalmente, ou seja sua
performance fica muito ruim e em muitas vezes chega a
congelar o próprio squid e deixando a máquina
inoperável.

Creio que existam algumas configurações para minimizar
isto no próprio squid.conf mas não me aprofundei nesta
busca.

Há muito tempo queria testar a performance do squid
acessando suas acl's em um BD, sendo assim chegou a
hora...

Utilizei o mysql porque já estava funcionando na
máquina mas com a solução que implantei independe do
BD, é claro que algumas mudanças terão de serem feitas
nos scripts.

Chega da bla,bla,bla..., irei ao que interessa:
Criei uma base de dados nova no mysql;
Criei uma tablela chamada porno_domain;
Baixei as blacklist's do squidguard:
http://ftp.teledanmark.no/pub/www/proxy/squidGuard/contrib/blacklists.tar.gz
;
Inseri os dados da blacklist porn/domain na tablela
porno_domain do mysql;

No squid.conf utilizei o recurso das acl's externas
cujo modelo adquiri no site do "squid ninja:
http://www.linuxman.pro.br/squid/";, conforme abaixo:

external_acl_type checa_pornodomain %DST
/etc/squid/pornodomain.sh
acl pornodomain external checa_pornodomain
http_access deny pornodomain

E fiz algumas modificações no script para que eu
pudesse conectar ao BD, como segue:
#!/bin/bash
while read url
do
if [ `echo "select site from porno_domain
where site='$url'"|mysql squid -u usuario -pxxxxx|grep
-v "site"` ]
then
echo OK
else
echo ERR
fi
done

Confesso que ficou muito boa a performance.

Sendo assim gostaria de saber se alguém conhece algum
programa open source que já implemente isto de maneira
diferente, pois as external_acl apresentam algumas
limitações.

Também gostaria de saber se alguém já implementou isso
e como se possível.
Um grande abraço a todos..
Atenciosamente.

Algacir Soares da Silva.