Bom dia amigo,

Aqui na empresa, uso proxy transparente e para liberar as estações e
servidores para não passar pelo proxy, faço a seguinte regra de iptables:

#!/bin/bash
FW="/sbin/iptables"
# eth0 = tua interface LAN
NFE=" " # Coloque aqui  o rangue de ip publico dos servidores de NFE.
LAN=" " # Coloque aqui tua classe de ip LAN.

# Cria um chain para tuas exceçoões e aplica o PREROUTING nela.
$FW -t nat -N PROXY
$FW -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j PROXY

# Aqui faz com que qualquer acesso via web a teu servidores de tua rede,
passe direto pelo MASQUERADE, e fazendo log de acesso
$FW -t nat -A PROXY -d 192.168.0.0/16 -j RETURN
$FW -t nat -I PROXY -d 192.168.0.0/16 -j LOG --log-prefix="PROXYLAN-"

# Aqui libera acesso ao NFE passar direto pelo teu MASQUERADE, e fazendo log
de acesso
$FW -t nat -A PROXY -d $NFE -j RETURN
$FW -t nat -I PROXY -d $NFE -j LOG --log-prefix="NFE-"

# Aqui redireciona tua rede LAN para o Proxy
$FW -t nat -A PROXY -s $LAN -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

# EOF

Espero ter sido útil.

[.]´s

--