Eu concordo com o Nelson. Eu acho que o caso dessas entradas é
diferente do das conexões inventadas (que é algo que eu defendo com
bastante relutância, e somente porque sem isso os todos roteamentos
hoje ficariam inaceitavelmente grotescos).

O problema prático não é "ver" que existe uma pista de conversão e sim
receber com antecedência um aviso (sonoro ou não) pra se manter num
lado específico da via, certo? Raramente uma entrada dessas é tão
longa a ponto ser necessário um aviso muito adiantado. A interface da
maioria dos aparelhos mostra a distância ou o tempo até a próxima
instrução, juntamente com a própria, então o motorista tem como saber
bem antes que precisa se manter num lado específico da via.

Dos sistemas comerciais que trabalham com uma informação similar, só
conheço o Navigon (que não tem relação com o OSM), com a função "lane
assist". (Acabei de descobrir que o Garmin tem isso também.) Nessa
situação, a faixa de conversão não é exibida no mapa 2D ou 3D e sim
num desenho que cobre toda a tela pouco antes da entrada, mostrando
todas as faixas e qual delas se deve escolher. Um exemplo:
http://www.simplemobilereview.com/wp-content/uploads/2011/05/navigon-lane-assist.png

Ou seja, acho pouco provável que essa informação seja renderizada um
dia no mapa principal porque só beneficia a navegação com carro. E nem
o Navigon, nem o Garmin fazem isso.