O mapeamento de calçadas em uma linha separada é muito controverso até
mesmo lá fora.
Ele traz uma série de complicações (pois não é "backward-compatible" para
roteadores ou renderizadores), e não tem vantagens consideráveis.

Existe sim, casos em que é apropriado mapear calçadas (por exemplo quando
calçadas desviam consideravelmente do trajeto da rua), mas uma calçada
normal não justifica a adição de uma via separada.
Pessoalmente, se eu visse uma calçada mapeada separadamente em um lugar que
não convêm (sendo que eu conheço pessoalmente o lugar), eu excluiria na
hora.

Abs,
João