Pra áreas urbanas, a minha opinião é a seguinte:

- motorway: mesmo contexto da área rural, via urbana sem interrupções que
corta parte da cidade, com acessos em alça nas entradas e saídas. Vias de
trânsito rápido do CTB. Exemplos no RJ: Linha Amarela, Linha Vermelha

- trunk: via importante com muitas faixas de rolamento porém com
interrupções. Trânsito "quase expresso". Vias arteriais do CTB. Ex: Av.
Presidente Vargas / Av. das Américas

- primary: via com pelo menos 2 faixas de rolamento que corte os bairros.
Vias coletoras do CTB. Ex: Av. Atlântica

- secondary / tertiary: vias com importância menor frente às primaries,
também coletoras. Ex: R. Barata Ribeiro

- residential: Vias locais do CTB.

- unclassified: Vias locais em áreas estritamente não-residenciais.

- living_street: Vias que o pedestre ainda na pista / pistas internas de
condomínios etc.

- service: Ruas de serviço / acesso a estacionamento.

[]s
Arlindo