Aí entra um problema de tagueamento do OSM: o significado de uma via trunk
no contexto urbano é diferente do significado num contexto rural /
interurbano. Por exemplo, a Av. Presidente Vargas aqui no RJ é uma via
trunk, embora não devesse ser usada num evento cruzamento entre cidades
(não faria tanto sentido pq a ponte Rio-Niterói não é na Candelária, mas
apenas exemplificando com uma trunk que tem sinais na cidade).

Talvez precisemos de uma tag tipo urban_trunk ou algo do tipo para
conseguir diferenciar.

Marcio, ocê conhece as duas rodovias em questão? Poderia dizer as
características delas (limites de velocidade, faixas de rolamento,
existência de vias transversais etc.)? Talvez seja o caso de elevar a BR
para trunk, ainda que somente neste trecho, para corrigir este problema.

[]s
Arlindo