Vamos por partes.

1. "Essas páginas não tem (e não deve ter) qualquer especificidades em
paises." Mais ou menos. Existe sim uma "descrição genérica" que deve
ser traduzida (para fins quase acadêmicos), mas o que interessa a 99%
dos mapeadores é o verdadeiro uso da tag no seu próprio país. No
mínimo deve haver, em destaque, logo no começo do artigo traduzido,
uma hiperligação para os artigos de cada comunidade que especificam o
uso real dessas tags. Mas uma forma de evitar ter que fazer isso é
simplesmente adicionar uma seção ao artigo, após a sua tradução,
esclarecendo esses detalhes. Dessa forma, teremos menos páginas a
administrar. Acho que facilita para nós e para o leitor já que uma
informação estará próxima da outra (teoria seguida de prática).

2. Concordo inteiramente em adotar a mesma organização de artigos da
Wikipédia, e tenho trabalhado (muito!) nas últimas semanas para
adaptar as nossas páginas (WikiProject Brazil) para algo mais próximo
desse modelo. O que mais consumiu o meu tempo foi lidar com
desambiguação (que é um tanto rara, mas acontece e precisa ser
tratada). Alguns exemplos:
- http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Rio_de_Janeiro
- http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Montenegro
- http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Amazonas
- http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Barcelona
- http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bom_Jesus

3. Eu acho que não ganhamos muito esperando mais gente votar, mas
pergunto aos colegas portugueses: como está o seu sentimento em
relação à sua própria comunidade? Acreditam que esta proposta está
sendo suficientemente bem aceita, ou preferem aguardar mais um pouco?

4. Alexandre, não se sinta tão responsável assim, todos somos
responsáveis. Fico muito grato que você tenha tido o ânimo de fomentar
essa discussão, considero ela um sucesso da forma que foi conduzida.
Você não precisa fazer tudo do início ao fim: alguém debate e extrai o
consenso, e alguém executa. Podem ser pessoas diferentes, cada um com
a sua disponibilidade. O OSM é uma maratona longa e complicada, não se
desgaste demais.

Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"Nullius in verba."