Olá, Pedro.

Já tentei elaborar algo do género com o Jorge Pinho, mas ele está
ausente destas lides e a coisa ficou em águas de bacalhau.
A ideia era fazer uma tabela deste género:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Canary_Islands#Nearby_mapper_conventions

E os tipos de alojamento oficiais em Portugal são estes:
https://dre.pt/pesquisa/-/search/308731/details/maximized

As placas identificativas:
https://funchalnoticias.net/2016/11/16/unidades-hoteleiras-terao-novas-placas-identificativas/

O trabalho está em associar as etiquetas existentes aos tipos de
alojamento oficiais.
Como não há etiquetas para isto tudo, a ideia era usar a designation=*,
tal como está na página das Canárias.

Quanto à referência, eu tenho estado a usar a etiqueta source_ref=*,
obtendo o número da licença daqui:
https://registos.turismodeportugal.pt/  (o número é facilmente obtido do
site do Booking.