Henrique ambas as questões tem a resposta como positiva.

O Ubuntu ao logar lê e executa o que está escrito no arquivo
/etc/profile

O caminho das pedras passa por ai, você faz um verificação se é o
usuário "guest" que está logando, caso positivo insira o código abaixo
dentro da verificação

#Mudo os Ícones do Launcher do Unity

#Os softwares serão listados na ordem em que eu os informo

gsettings set com.canonical.Unity.Launcher favorites
"['nautilus-home.desktop','firefox.desktop','google-chrome.desktop','libreoffice-writer.desktop','libreoffice-calc.desktop','libreoffice-impress.desktop','codeblocks.desktop','spyder.desktop','espaco_disco_labs.desktop']"

# mudo o wallpapper

$ gsettings set org.gnome.desktop.background picture-uri
"file://usr/share/backgrounds/London_Eye_From_Beneath_by_Fernando_García.jpg"

### fim do código do /etc/profile

(fonte para wallpaper:
http://danilodellaquila.com/blog/how-to-automatically-change-your-desktop-background-wallpaper
)