Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante na versão 18.04 ou em versão anterior e pode me ajudar. OBS.: Não posso citar dados do programa prioritário, pois é da empresa e não posso comentar. Tenho Ubuntu 16.04 com VirtualBox instalado e rodando o programa em placas-mãe com serial e em placas-mãe usando conversor USB-serial, funcionando corretamente. No entanto essa situação requer mais memória e continua com o inconveniente do Win7 travando. Só para citar o cenário, já teve um melhora muito grande quando substituí o WinXP pelo Win7 virtualizado, mas ainda tenho problema com travamentos. Mas, voltando, funciona a VM do Win7 dentro do Ubuntu 16.04, no entanto eu gostaria de colocar o programa rodando dentro do Wine e creio que teria uma melhora substancial me livrando dos travamentos do Windows.
Como saiu a verão 18.04 eu resolvi fazer isso logo na versão mais nova.
Executei os seguintes passos:
- Após instalação, atualização, instalei o Wine
- Criei o link simbólico ttyUSB0 para a com1
- Adicionei o usuário aos grupos uucp e dialout
- Criei os arquivos de direitos da serial e da USB em /etc/udev/rules.d
- Adicionei no arquivo system.reg do Wine os links de serial0 e com1 para com1

E ainda continua dando o erro de comunicação com a serial ao iniciar o programa. Estou usando o adaptador USB-serial.

Alguém já fez esse tipo de configuração e funcionou? Possivelmente seja um pequeno detalhe que falta.

Obrigado.

*Francisco Vanderley L. Silva*
SMD Serviços de Automação LTDA
Fortaleza - CE