Oi pessoal,

Apenas um adendo ao tópico, o Ubuntu 16.04 não foi descontinuado, seu
suporte (e atualizações) permanece ativo e ele pode ser usado normalmente
até 2021, principalmente pra quem gosta do Unity.. rs

O procedimento de atualização realmente é como o Hermeto falou mesmo, se
não me engano também há uma GUI informando que há uma versão nova do Ubuntu
disponível, pode ter sido o caso disso ter passado batido.

Abraços!

*Renê Barbosa de Figueiredo Lima*