Olá,

O Systemd pra mim bagunçou um poucos as coisas kkkkkk, mas talvez seja o
costume mesmo de configurar as coisas no resolv.conf.

Se estiver trabalhando com Systemd poderá ver as configurações de DNS com
esse comando:

$ sudo systemd-resolve --status

Os endereços de DNS no Ubuntu costumam ser configurados pelo
Network-Manager(Interface Gráfico ou Arquivo de Configuração), porém os
mais atuais(18.04+) utilizam Netplan pelo menos em servidores. Em desktop
estou meio por fora.

Exemplo de uma configuração do netplan, nesse caso duas placas de rede:

$ vim /etc/netplan/01-netcfg.yaml

# This file describes the network interfaces available on your system
# For more information, see netplan(5).
network:
  version: 2
  renderer: networkd