Obrigado Adauto, pelo retorno e informações.

No caso da instalação, é possível, a partir de uma instalação já realizada
(parte gráfica, etc) ficar "chaveando" entre uma forma e outra ? Por
exemplo, tentar iniciar uma máquina com uma instalação completa no formato
somente terminal/prompt (mínima) ?

Ou até reduzir o número de processos ao mínimo necessário, "desligando"
funções que "atrapalham" o desempenho da CPU. Desempenho desejado apenas
para rodar o programa de teste.

Obrigado
Fabio Bairros