Creio que sim porque ao realizar um pipe(direcionador) as informações
precisam todas serem lidas para depois prosseguir a condição normal do
programa é como cat|grep, mas existem comandos como o 'ag' no
pacote silversearcher que usam stream, isto é, já processa a medida que o
arquivo é lido e *pode* ser mais eficiente, no terminal é incrivelmente
eficiente e numa aplicação python você teria de testá-lo.
Geralmente python tem uma infinidade de bibliotecas, será que não acha um
substituto similar sem precisar recorrer a ao cmd?
Muitas bibliotecas em python são feitas em C quando a performance é
verdadeiramente importante.
Faz a pergunta numa lista de python, talvez até o tree