Zandré,

Vou tentar quando chegar em casa hoje a noite...

>    Eu também. Estou começando a achar que fostes premiado no kernel.
> Mas situações desesperadas, medidas desesperadas. Experimente colocar
> o pacote de gerenciamento de energia do 9-10 e ver se corrige ou se
> consegue através do artigo desligar o gerenciamento de energia do
> disco depois de instalar este pacote:
>
> $sudo aptitude install laptop-mode-tools hdparm
>
>    Se não der certo, pode voltar tudo como era antes:
>
> $sudo aptitude purge laptop-mode-tools
> $sudo aptitude install pm-utils-powersave-policy

Como faço pra desligar o gerenciamento de energia do HD depois de
instalar estes pacotes?

Outra coisa é que eu não gostaria de desligar o gerenciamento de
energia, comprei este modelo justamente pela duração da bateria, pois
para minha necessidade a duração é fundamental.

Por fim, deixei uma partição para testes no meu hd... não seria melhor
instalar logo o 9.10 pra ver se o problema ocorre nele também ao invés
de mudar o 10.04?

Grato e mais uma vez obrigado pela paciência de todos... Estou
realmente chateado com a situação já utilizo o Ubuntu como meu sistema
a 3 anos só de pensar em ter que usar Win sinto um frio na espinha.

Abraços,

Bruno Donate Magalhães
brunodon...@gmail.com
www.brogzinho.blogspot.com