O lixeira maligna. Removi a lixeira conforme a dica do Ivan.
Fui em /.local/share e a pasta Trash foi removida.
Porém no desktop tem a lixeira com o arquivo que não quer ir prá luz de
jeito nenhum.
Exclui outro arquivo, a lixeira foi recriada em /.local/share.
Mandei limpar lixeira e o raios do MTV.... continua lá.

Luiz Carlos