Interessante o que o Rodrigo Melo disse, pois estou usando o Maverick
(kernel 2.6.35) e já tive este problema... Outras pessoas já tiveram também.

A questão do Murrine também não está 100% definida, pois estou usando há
algum tempo um tema que utiliza o Murrine (Wasp-Murrine) e não tive mais o
problema. Agora vou começar a testar com uma imagem de fundo para ver se tem
relação.

Abraços!
--
Rodrigo