Olá Pedro, Anderson, Zandre e demais companheiros de lista.

Volto ao tópico para dar um feedback sobre como resolvi minha demanda.
Agradeço mais uma vez a atenção de vocês

Para lembrar, eu queria ter um computador onde os diferentes usuários (meus
alunos) pudessem armazenar os arquivos de suas pesquisas. Este computador
seria acessado por rede interna. Eu queria ter acesso a todos os diretórios
e cada aluno só poderia abrir seu próprio diretório.

Coloquei no computador dois HDs com 1 TB cada. Eu mantenho uma cópia do
conteúdo da pasta home do HD principal no secundário utilizando o programa
conduite. Ambos os HDs foram formatados em EXT4. Estou utilizando o Ubuntu
12.04.

Segui a seguinte rotina:

===============

1) Adiciono o usuário no sistema
sudo adduser nome_usuario

2) Adiciono meu nome no grupo do usuário (o nome do grupo do usuário é
igual ao seu nome)
sudo gpasswd -a meu_nome grupo_usuario

3) Mudo as permissões do diretório do usuário em /home recursivamente de
forma que apenas eu e o usuário possamos abrir o diretório
sudo chmod 770 nome_usuario -R

4) Adiciono o usuário no samba
sudo smbpasswd -a nome_usuario

5) Edito o arquivo de configuração do Samba de forma que apenas eu e o
usuário possamos acessar o diretório

sudo gedit /etc/samba/smb.conf

[Share Definition]
[Nome_Usuário]
   comment = nome_usuario
   path = /home/nome_usuario
   public = no
   browseable = yes
   writable = yes
   valid users = meu_nome,nome_usuario

É claro que aviso aos alunos que nesta configuração eu terei acesso a todos
os arquivos do diretório e que arquivos pessoais devem ser mantidos em seus
computadores e não neste "servidor de dados".

É isso, valeu a atenção. Se tiverem mais alguma observação escrevam, OK?

Abraços e boa semana,

Antônio