Olá, Kentaro,

> Renato, reitero que adoraria ler suas críticas, embora pense que
> muito provavelmente discorde delas.

Ok, também acho provável, e quanto mais puder expor sua discordância,
certamente mais terei a aprender.

><<<
> Pelo amor de Sagan, não peço que seja condescendente, nem pretendo
> inibir sua crítica. Pedi "carinho" ao ler o material que divulgo,
> mas não lhe peço "carinho" em suas eventuais críticas. Revendo o que
> lhe pedi, "olhe com mais carinho", noto que há essa ambigüidade.
> Peço desculpas e espero que tenha esclarecido o ponto.

Perfeitamente. E assim sendo, posso responder que se você acha que
faz diferença como McClure definiria "mito", então, conforme já
aludi, imagine se diante de um trabalho limitado E entitulado O Mito
de Ceticismo Aberto, tratando exatamente do conteúdo do seu site, se
qualquer conotação de "mito" o apaziguaria e o fizesse concordar.

> Eu mesmo não sou, nem fui, muito "carinhoso" em minhas respostas a
> seus comentários sobre o trabalho de McClure. Não seria justo lhe
> pedir algo diferente.

Sim, eu tinha mesmo achado estranho. Mas está esclarecido.

> Assim, por favor, não hesite em fazer referência à fonte dos
> trabalhos, tanto ao autor quanto ao tradutor e/ou veículo de
> divulgação. Muito menos em criticar os pontos que pensa que devam
> ser criticados.

Tudo bem, mas posso garantir que serei inteiramente justo, podendo
errar apenas por incapacidade.

> Aliás. Não conheço sua crítica ao famoso ensaio de Sagan. Poderia
> indicá-la a mim? Se não estiver online, agradeceria que me enviasse
> por email privado, já que penso que a crítica provavelmente não
> esteja muito dentro dos tópicos da lista BURN.

Foi leitura recomendada pelo próprio presidente da BURN, o que me
deixou pasmo (mensagem 35592, que respondi na 35679). O link direto
para a crítica é
http://www.geocities.com/sirage2/dragao.htm

Abraços,

Renato