Márcio,
  Encontrei uma macro que apaga linhas em banco em uma planilha no calc
(Endereço do código original;
http://www.rau-tu.unicamp.br/openoffice/read.php?tid=9&qid=3371&key= ). Ela
foi desenvolvida pelo Noelson Duarte, eu  a alterei para que ela funcione em
qualquer planilha aberta.
  Abaixo segue o código dela:

Sub remove_LinhasVazias
REM Macro que remove linhas em branco em uma planilha.
REM Desenvolvida incialmente por Noelson Duarte em *02/06/2005*.
REM Alterada por Francival Lima em 01/03/2008
'
oDoc = thisComponent
'Retorna o Documento aberto.
oControlador =oDoc.getCurrentController()
'Retorna o controlador do Documento aberto.
oPlan = oControlador.getActiveSheet()
'Retorna a planilha ativa.
oCursor = oPlan.createCursor()
'Cria um cursor
oCursor.gotoEndOfUsedArea(False)
vEnd = oCursor.getRangeAddress()
oExt = oPlan.getCellRangeByPosition(0,0,vEnd.EndColumn,vEnd.EndRow)
oLinhas = oExt.getRows()
nTotal = oLinhas.getCount() - 1
nFlags = com.sun.star.sheet.CellFlags.VALUE OR _
com.sun.star.sheet.CellFlags.DATETIME OR _
com.sun.star.sheet.CellFlags.STRING OR _
com.sun.star.sheet.CellFlags.ANNOTATION OR _
com.sun.star.sheet.CellFlags.FORMULA
For i = nTotal To 0 Step -1
   oExtLin = oPlan.getCellRangeByPosition(0, i, vEnd.EndColumn, i)
   oCelulasNaoVazias = oExtLin.queryContentCells(nFlags)
   If oCelulasNaoVazias.getCount() = 0 Then
      oLinhas.removeByIndex(i, 1)
   End If
Next i

End Sub

Para que ela funcione no teu BrOffice. Basta fazer o seguinte:
   Abre o arquivo que queres trabalhar com o tempo nesse formato.
   Aciona Ferramentas>>Macros>>Organizar Macros>>BrOffice.org Basic...
   No campo "Macro de", selecione "Minhas macros">>  Standard >> Módulo1.
Clique em "Novo". Depois em "ok". Vai abrir a janela do BrOffice.org Basic.
   Cola o código (texto em azul, ou melhor o texto entre "Sub
remove_Linhas_Vazias" e "End Sub") da macro daqui do e-mail para a janela do
BrOffice.org Basic. Clique em "Salvar".
   Volta para o arquivo no Calc.
   Para usar a macro basta ir em Ferramentas>>Macros>>Organizar Macros>>
BrOffice.org Basic...
   No campo "Macro de", selecione "Minhas macros">>  Standard >> Módulo1. Na
caixa ao lado Selecione a macro remove_Linhas_Vazias então clique em
"Executar"

   Espero que resolva o seu problema.

   Inté +

     Francival Lima
       GuBro-PA

Em 28/02/08, Márcio Vinícius Pinheiro <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá, caros colegas!
>
> Gostaria de saber se há algum meio automatizado para excluir (não
> esconder)
> linhas em branco no Calc.
>
> Preciso disso, pois tenho que importar dados de outros softwares, mas os
> arquivos vêm com linhas em branco que além de aumentar muito a planilha
> (dificultando impressão), dificulta também o a geração de formulas para
> processar os dados desses arquivos.
>

> Alguém sugeriu o uso de ODBC, mas não parece viável na minha situação. Não
> tem um jeito dentro do próprio BrO? ou uma forma de fazer uma macro pra
> [...]

Responder a