Caro Pereira,

Ai vão algumas respostas rápidas (entre os trechos de sua mensagem), pois
estou em viagem com acesso limitado a Internet.
Estou justamente em Brasília, indo ao TSE para a terceira seção de
apresentação e compilação dos programas do TSE aos partidos.

Voce Perguntou:
>Prezado  Sr. Brunazo:
>Há dias em que recebi um artigo da Folha de São Paulo sobre a rejeição do
eleitorado norte-americano à urna eletrônica.  Eu o divulguei para várias
pessoas.

--- Os americanos são superpotencia e podem desfilar sua arrogância por que
não são idiotas. Eles não aceitam votar numa caixa preta que engole votos e
não permite conferencia da apuração. Só os iludidos brasileiros podem achar
que nossa urna-e sem voto impresso conferido pelo eleitor é moderna.

>Junto ao artigo, teci algumas considerações sobre a urna, já que nunca me
senti seguro ao depositar o meu voto na máquina. Como trabalhei muitos anos
na área de automação e informática, inclusive com projetos e desenvolvimento
de placas de computadores, levantei as seguintes questões que, até o
presente momento ninguém me respondeu.
>Ora, não trabalho na Secretaria de Informática, mas em área de apoio,
entretanto, como eleitor, entendo que tenho o direito de ter essas dúvidas
sanadas para que eu possa confiar no processo.
>Por outro lado, vejo os meus colegas da Seinfo agirem como
torcedores/adoradores da urna eletrônica sem ao menos conhecê-la com um
mínimo de profundidade.

---- Chamamos as estes de Fiéis da Seita do Santo Baite,
eles crêem... no mundo tem trouxa pra tudo...

>Alguns estão até aborrecidos comigo por ter tocado em um assunto que virou
uma espécie de tabu aqui neste Regional.  Assim, peço-lhe o obséquio de,  se
possível, responder-me  o que  estiver ao vosso alcance. Eis as perguntas:

>1-Como a urna, como todo computador é comandado por um( ou mais)
microprocessador(es), este tem que ser comandado por um microprograma feito
em linguagem de máquina ( baixo nível). Minhas dúvidas:

>a) A  JE  disponibiliza as informações sobre este microprocessador? Isto é:
procedência, especificação, manual ( incluindo formas de onda e teoria de
funcionamento), bem como a listagem do microprograma que o comanda?

---- A resposta é: Não.
A Secretaria de Informática do TSE entende que a lei a obriga apenas a
apresentar o software para conhecimento dos partidos e não o hardware.
Por isto, não adianta pedir, Eles se negam a apresentar.
Você não acha um absurdo que eu (fiscal) tenha que pedir para ver uma parte
do sistema, e eles (fiscalizados) tenham o direito de negar?
Pois este é o ordemanento jurídico do Sistema Eleitoral Brasileiro onde a
justiça eleitoral é bem mais do que poder judiciário e pode até definir os
termos como será fiscalizada.

>b)A JE  disponibiliza a listagem do programa codificador/decodificador (
que faz a tradução da linguagem de máquina para a de software de baixo nível
e vice-versa?

--- obs: linguagem de máquina é o mesmo que linguagem de baixo nível
(assembly). O que existe são os programas compiladores que transformam
linguagem-fonte (em texto) para linguagem-objeto (ou código de máquina).
Este processo de compilação é irreversível e não existem "descompiladores"
eficientes (com excessão de linguagens de programação pseudo-compiladas como
o Clipper).
Os compiladores utilizados pela JE são "de mercado", ou seja, são programas
fechados, mas eles alegam que isto dá segurança ao sistema.

Não é este o entendimento da comunidade científica. Leia o mais que famoso
artigo do inventor do UNIX sobre a impossibilidade de se confiar em
compiladores escritos por terceiros.
http://www.acm.org/classics/sep95/

Mas os Fiéis da Seita do Santo Baite ignoram estas questões e nem lhes
interessa entender.

>c)A JE  disponibiliza os diagramas de interconecções do microprocessador
com os demais dispositivos da máquina( controladores de memória, registros,
chips de clock, buffers, dispositivos MMCS- Man Machine Comunication System-
vídeo, teclado, impressoras, modens, etc)?
----- Como já respondido: Não (é hardware)

d)A JE disponibiliza a listagem e fluxograma do sistema operacional ( já em
linguagem de médio nível)? Qual é a linguagem utilizada?

---- Resposta: Não toda.
Nas urnas-e modelo 98 e 2000 o TSE utiliza o Sistema Operacional VirtUOS do
qual eles não tem o código fonte e nem tem como apresentar.
(por causa deste fato, o TSE fez lobby para alterar o projeto de lei do
Requião/Tuma, retirando a parte que falava em obrigação de abrir o código do
Sistema Operacional)

Nas urnas 2002 e 2004 se utiliza o Windows CE e o TSE tem licença de mostrar
o seu código aos fiscais. Neste caso os problemas são dois:
1) o código fonte dos sistemas operacionaos destes dois modelos de urnas tem
mais de 60 mil arquivos e os partidos tiveram, na prática, longos 3 dias
para analisá-los. Resultado: ninguem analisou nada.
2) o TSE NÃO TEM CONHECIMENTO DO TERMOS DAS DUAS LICENÇA DE USO destes
Windows. Solicitei estes termos e eles simplesmente não os encontraram para
apresentar.
Pior, o termos que me apresentaram era de outra versão mais nova, mostrando
inclusive que a licença que eles têm (sem conhecer os termos), aceita que a
própria licenca seja modificada pela Microsoft !!!

>e) Em que ambiente de software roda este sistema operacional ?

--- O sistema operacional é o ambiente de software. Respondido acima.

>f) A JE disponibiliza as listagens do chamado código-fonte ?

---
a)do BIOS: não. (apenas apresentou um relatório descritivo das modificação
especiais para o TSE, mas não apresentaram o código-fonte)
Eu soube que eles nem mesmo têm este código de alguns modelos.
b)do sistema operacional: apenas parte, como respondido acima
c) dos aplicativos: sim, embora o tempo e a complexidade do sistema impeçam
uma análise eficiente como descrito no relatório SBC.

>Creio que seria de grande valia, se vc puder ajudar-me neste particular, já
que tenho tido dificuldades até para ter acesso a algumas áres da Sec. de
Informática. Parece que fiquei meio maldito por aqui, dada a minha
independência.

A dificuldade de acesso é proposital. O TSE adota o modelo de segurança por
obscurantismo, que não serve quando há mais de 2 interesses em jogo, como
tem repetido insistentemente o prof. Pedro Rezende.

>Por fim, eu gostaria de saber, em última análise: nós, técnicos da JE temos
domínio tecnológico sobre o sistema de voto eletrônico ? Se temos, temo-lo
até que ponto?

-----
Vocês, técnicos dos TREs, não tem controle nenhum e são frequente e
propositadamente desinformados pelos técnicos do TSE. Muitas coisas que
vocês passam para frente são pura mentiras que eles lhes disseram para ser
divulgadas, como: a transparência do software, a impossibilidade de fraude,
etc. Fraudes encontradas e por vezes praticadas por eles próprios (como a
modificação escondida dos softwares depois de lacrados pelos partidos) são
escondidas de vocês.

Leia o recentíssimo artigo sobre as fraquezas incríveis que tinha nos lacres
e no software das urnas de 2000 em:
http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/analise_setup.html

Era trivial como modificá-lo para burlar as defesas contra modificações!!!

>     Atenciosamente,
Vagner Pereira
Analista Judiciário
TRE/AM