Repassando considerações sobre os juros bancários.

[ ]s
Amilcar Brunazo Filho

--------- Mensagem Original --------
De: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: [ágora]  Fw: JUROS ALTOS PARA A NAÇÃO, NÃO PARA OS BANCOS
Data: 21/05/05 22:51

> Estou repassando texto do Alamar, com um acréscimo: consultei o BGN sobre
os tais empréstimos para aposentados. Disseram-me que o custo era de 40,9%
ao ano.
Um verdadeiro absurdo.
Mas, conhecendo os bancos, pedi que me dessem o líquido a ser creditado na
conta do aposentado, o número de parcelas, o valor delas e as datas exatas
dessas entradas e saídas. Com estes dados, recalculei os juros e deu, não
mais os 40,9% ao ano, mas 56,2% ao ano.
Perguntei então o motivo da diferença e me disseram que era devida a taxas
de administração, "impostos" e seguro de crédito para o caso de eu morrer.
O BGN, portanto, receberá 40,9% ao ano de juros sem risco algum mais as
taxas de administração, já que o aposentado assina documento garantindo ao
BGN o desconto das prestações diretamente do benefício mensal.

UM DESCALABRO, feito sobre aposentados que trabalharam a vida inteira e que,
via de regra, têm aposentadorias vergonhosamente baixas.

> CONCORDO COM ALAMAR: VAMOS POR A BOCA NO TROMBONE. ESPERO QUE CONSIGAMOS
MANTER A CALMA, TAMANHA A INDIFERENÇA DAS AUTORIDADES E A VIOLÊNCIA DOS
BANCOS.

> Abraços, Pascoal.

Rede Record, Rede de TV, revista VEJA, revista ISTOÉ, Folha de São Paulo, O
Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Jornal de Brasília, Correio
Braziliense e toda a imprensa brasileira.

>     Congresso Nacional: Todos os Senadores e Deputados, por E-mail.
>
>     Minha agenda pessoal: composta de 23.650 endereços de E-mail de
amigos. (não é SPAM).

>                    Senhores jornalistas, comunicadores e formadores de
opinião:

>                 Venho apelar à nossa grande imprensa, às milhares de
pessoas que com certeza lerão este manifesto pela internet, bem como a
classe artística e ao povo em geral, para que seja realizada uma campanha
neste país acerca dos famigerados altos juros que, segundo as justificativas
das nossas autoridades econômicas, não apenas do atual governo mas também do
anterior, as altas taxas de juros existem para livrar o País da inflação.

>                 Partindo desse princípio, explicado mas não justificado,
esse processo existe por interesse da Nação, para o bem da Nação, na visão
deles.

>                 Muito engraçado: O povo é sacrificado, as pequenas
empresas são sacrificadas, não há geração de empregos porque não há empresa
para empregar, já que todas estão quebrando por causa dessa praga que virou
um câncer no País e quem ganha com isso são os bancos.

>                 Perguntemos:
>
>                 Se o procedimento é por interesses do Brasil, por que os
bilhões de reais que são gerados por conta dos juros altos vão para os
bancos, as financeiras e as operadoras de cartões de crédito e não para a
Nação?

>                 Qual a justificativa que têm os senhores Antonio Palocci e
Pedro Malan para os bancos se enriquecerem cada vez mais às custas desse
penoso sacrifício e sofrimento do povo brasileiro?

>                 Que abramos uma campanha, já, para acabar com essa mamata!
>
>                 Que sejam envolvidos o Executivo, o Legislativo e o
Judiciário nessa campanha, imediatamente. Alguma medida provisória, JÁ, tem
que ser tomada pelo Presidente da República, já que ele tem tomado tantas
outras por motivos menores. Os senhores deputados e senadores têm que fazer
as suas partes nessa campanha.

>                 Levanta, Brasil! Acorda, Brasil! Chega de atestado de
idiota ao povo brasileiro!

>                 É ridículo, humilhante e vampiresco o que um banco faz com
o povo, neste País. Veja só que coisa mais absurda:

>                 Ele recebe o seu dinheiro, em depósito, faz negociações
com esse dinheiro emprestando e operando a juros altíssimos, dobrando,
triplicando, quadruplicando o seu capital... durante um ano, não lhe dá um
centavo sequer de participação na fortuna que ganhou às suas custas, e ainda
se acha no direito sem vergonha de cobrar os talões de cheque que você usa,
os estratos bancários e todo e qualquer "serviço" que lhe é proporcionado,
com as elevadas tarifas bancárias! Existe mais "cara de pau" e mais cinismo
do que isso?

>                 O governo federal, pacificamente, mantém taxas
elevadíssimas de juros, e eles que se beneficiam com isso! Não é mesmo uma
moleza, ser banqueiro no Brasil?

>                 Vejam, brasileiros, quanto os três maiores bancos lucraram
no ano de 2004:

>                 Itaú -  R$ 3.775.000.000,00 (três bilhões setecentos e
setenta e cinco milhões de reais)

>                 Bradesco - R$ 3.060.000.000,00 (três bilhões e sessenta
milhões de reais)

>                 B. Brasil - R$ 3.024.000.000,00 (três bilhões e vinte e
quatro milhões de reais).

>                 Só os três maiores, tiveram lucros de R$ 9.859.000,00
(quase dez bilhões de reais), imagine quanto deve ter lucrado a Caixa
Econômica, o Real, Unibanco, Santander e os outros, além das financeiras e
das operadoras de cartões de crédito.

>                 Isso deve chegar o ultrapassar os 30 bilhões de reais.
>
>                 Imaginem se esse dinheiro, que se repete todos os anos,
fosse aplicado na reconstrução das estradas, no reequipamento das escolas
que estão sem carteiras, no reequipamento dos hospitais públicos, quanto
sofrimento serie evitado.

>                 Por que os bancos têm que levar vantagens com todo esse
dinheiro?

>                 Que eles ganhem o dinheiro deles, é justo e válido, estão
trabalhando também, mas apenas nos percentuais de juros normais. O
excedente, que faz o juro alto, tem que ser dos cofres públicos.

>                 Que o Governo Federal tenha sensibilidade, coragem, raça e
sobretudo autoridade para tomar essa providência, destinando apenas 2% para
eles e o restante todo recolhido à Receita Federal.

>                 Não é preciso voltar nenhum outro Castelo Branco não,
Lula, faça você mesmo!

>                 Estamos cansados de ser bestas! Não queremos mais ser
idiotas! Não queremos ser palhaços!

>                 Acorda Brasil! Manifeste-se Brasil! Deixe de ser besta,
Brasil!

>                 Indignadamente,
>

>                                                        Alamar Régis
Carvalho