  From: Charlinho Rodrigues
  To: ac15@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, May 14, 2010 11:13 PM
  Subject: Re: Res: [ac15] Contraplacado

        É... curiosamente estava revisando uma literatura "antiga", a extinta
Skydive, e em uma matéria do nosso amigo Cavallari (aquele do Hangar 14 de
Atibas) sobre CONTRAPLACADO e ele indicava justamente o material dos
Zaparolli...
        Além das espessuras "padrão", o material deles seria de 700 x 1400 (ou
até 1800 mm).
        As dimensões das americanas, inglesas e australianas seriam de, segundo
ele, 1200 x 2400.
        A cola, é um adesivo fenólico, da família do baquelite...
        Por fim, as madeiras mais comuns usadas até então (1997) eram o pinus
(do Paraná), o mogno e o tauarí (que eu não conheço).

        Pra moçada mais experiente: além da questão dimensional, qual o
problema dos Zaparolli e dos demais???

        Valeu!

        Charlinho