Ola Luis, Se voce tem qualify=yes no peer, isto significa que voce da 2000ms de delay maximo para o seu peer antes de ser considerado unreachable. Na maioria dos casos se voce nao tem um backup, vc pode tirar esta linha, ou simplesmente aumentar o delay aceitavel para voce; por exemplo qualify=20000 (20 segundos).
Isto e uma das razoes para quando vc tem esta mensagem, se voce nao tem entao deve ser outra coisa, ele pode ser fora de servico, internet falhando, etc. Abracos, Fred ----- Original Message ----- From: "Luis" <[EMAIL PROTECTED]> To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org> Sent: Wednesday, June 28, 2006 16:35 Subject: [AsteriskBrasil] Status : UNREACHABLE Caros amigos da lista, alguns usuários do meu Asterisk mostra a informação Status : UNREACHABLE quando digito sip show peer (Nº usuário) e quando isso acontece o usuário não consegue receber ligações e a qualidade fica ruim, isso é, não consegue completar a maioria das ligações digitadas. No primeiro momento pensei tratar-se de resolução de domínio, mas mesmo com o servidor proxy configurado nos equipamentos VoIPs com o IP tudo fica do mesmo jeito. Notei que isso acontece quando o equipamento de VoIP está atrás de um NAT. Já habilitei no sip.conf: nat=yes e mesmo assim nada mudou. Alguem tem alguma idéia de como resolver isso. Abraços, Luís A. Imbriani _______________________________________________ LIsta de discussões AsteriskBrasil.org AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil _______________________________________________ Acesse o wiki AsteriskBrasil.org: http://www.asteriskbrasil.org

