Boa tarde. O artigo foi bem elaborado, contudo, você poderia ter estendido mais o quesito segurança. Poderia abordado o SIP RPID, o conceito por trás da função check_from() do OpenSER, TLS, expor a fragilidade do protocolo por ser texto puro... No Item 3 acho que você poderia enfatizar a importância em se fazer o 'challenge' de autenticação nos dois casos: REGISTER e INVITE.
Parabéns. -- Alexandre Abreu RedT Telecom http://www.redt.com.br ________________________________________ De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de Jeremias Neves Da Silva Enviada em: terça-feira, 4 de dezembro de 2007 14:40 Para: [email protected] Assunto: [AsteriskBrasil] Artigo - Segurança em Protocolo SIP Boa tarde Senhores, estou lhes enviando um PDF em anexo, com um Artigo que elaborei para apresentar para Matéria de Segurança da Informação na minha faculdade este semestre. Gostaria de salienter que o objetivo deste é levar o conhecimento do conceito para uma pessoa que não tem tal dominio sobre o assunto. Espero que Gostem! Atenciosamente, Jeremias Neves da Silva Gerente de Projetos - Tellfree Florianópolis [EMAIL PROTECTED] www.tellfree.com.br _______________________________________________ Compre uma camiseta da AsteriskBrasil.org! http://www.voipmania.com.br == VoIPMania.com.br == _______________________________________________ LIsta de discussões AsteriskBrasil.org [email protected] http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil

