Então Reinaldo, mas eu não gostaria de mexer com o cliente. Qro uma coisa remota. Vc tem algum conhecimento com o uso do protocolo STUN? Sabe sele sanaria o problema, apesar de não funcionar com NAT simétrico.
Att. Ricardo Guedes 2008/9/26 Reinaldo de Carvalho <[EMAIL PROTECTED]> > > Estou com uma dúvida quanto ao uso do protocolo STUN em servidores > Asterisk > > em comunicação VOIP. Uso o TrixBox. > > O cenário do meu problema é o seguinte: possuo um servidor voip, porém 2 > > clientes A e B, que não estejam numa mesma rede local e que estejam atrás > de > > um NAT, que queiram se comunicar não conseguem devido que, depois da > > negociação SIP, a comunicação não chega ao cliente devido a ser barrada > na > > porta em que o NAT o transformou. Por exemplo, se um cliente A tem um ip > > 198.160.... : 8000 e outro B tem 198.152.....:6000 , após o SIP, eles > > negociam para receberem os pacotes nessas respectivas portas...porém o IP > > público ao passar pelo NAT recebe um IP válido e as portas em ambos os > > clientes são modificadas, por exemplo pra 200.186...:10000 e > > 200.168....:20000 > > Assim o pacote de um cliente A ao chegar no NAT do outro B está > direcionado > > a ser enviado à porta 6000, a qual foi negociada. Aí é que está o > problema, > > pois o pacote é barrado no NAT que desconhece essa porta 6000, e que está > > apto a receber comunicação apenas na porta 20000. > > > > O netfilter (driver do kernel iptables) tem suporte a "conntracks", > que detectam conexões secundárias como ftp-data, irc-dcc, sip, e fazem > o nat corretamente. > > Esse problema pode ser solucionado carregando o conntrack SIP no > equipamento que faz NAT. > > > -- > Reinaldo de Carvalho > http://korreio.sf.net > http://python-cyrus.sf.net > _______________________________________________ > Compre uma camiseta da AsteriskBrasil.org! > http://www.voipmania.com.br > > Acesse o canal IRC de discussão sobre Asterisk em Português Brasileiro na > rede Freenode.net: #asterisk-br > _______________________________________________ > Lista de discussões AsteriskBrasil.org > [email protected] > http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil >
_______________________________________________ Compre uma camiseta da AsteriskBrasil.org! http://www.voipmania.com.br Acesse o canal IRC de discussão sobre Asterisk em Português Brasileiro na rede Freenode.net: #asterisk-br _______________________________________________ Lista de discussões AsteriskBrasil.org [email protected] http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil

