Eu nunca utilizei isso em produção e nem recomendo, tanto que quem fez o curso comigo, eu jamais comentei sobre isso e sempre recomendei comprar as licenças oficiais. A licença do codec G.729 é tão barato que não vale a pena se arriscar num servidor em produção, se você quer confiabilidade.
O que aconteceu é que na lista ElastixBrasil isto já gerou diversas discussões, sobre a instalação do mesmo e o Alessandro encaminhou o how to. Eu apenas documentei para facilitar a localização do assunto e não gerar novas discussões sobre o assunto. Quem quiser pode utilizar para testes, mas se a pessoa quiser utilizar em produção, daí é por conta e risco dela, pois eu não recomendaria. Há alguns anos atrás eu já testei um codec desses e não gostei da performance em grandes volumes de ligações, a partir daí nunca mais utilizei, somente em testes. Acho estranho que o pessoal está comportando como se nunca tivessem utilizado um programa pirata. Gostaria de saber quem que até hoje nunca utilizou algum programa pirata. Como eu disse anteriormente, os codecs são tão baratos em relação ao projeto que não vale a pena utilizar esses outros e arriscar o sistema como um todo, mas sempre tem pessoas na lista perguntando sobre a instalação dos mesmos, então resolvi documentar para evitar novas perguntas sobre o mesmo assunto. Alberto M. Sato Diretor Técnico Innovus Sistemas Eletrônicos - Soluções VoIP Volta Redonda/RJ - Brasil <mailto:[email protected]> [email protected] (24) 3076-2325 (11) 4063-7416 / (21) 4063-7416 (31) 4062-7416 / (41) 4063-7416 Ramal/LigVoIP: 319 www.albertosato.voipcenter.com.br <http://www.albertosato.voipcenter.com.br/> <http://www.dicasasterisk.asteriskonline.com.br/> www.dicasasterisk.asteriskonline.com.br <http://www.dicasvoip.voipcenter.com.br/> www.dicasvoip.voipcenter.com.br De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de Guilherme Rezende Enviada em: segunda-feira, 13 de maio de 2013 16:54 Para: [email protected] Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Guia para instalação do codec "G729 free" Muito estranho uma recomendação dessas...... Sr. Alberto, não recomende Pirataria. Como a lista é tecnica...... Dependendo do número de ligações pode levar a crash os processos do Asterisk..... Concordo c/ vc Mike! Em 13/05/2013 15:15, Mike Tesliuk escreveu: Complementando. Legal Stuff - Important, please read To use G.729 or G.723.1 you may need to pay a royalty fee. Please see http://www.sipro.com for details. Please note that this code is available for you to download for education purposes only and if a patent exists in your country for G.729 or G.723.1 then you should contact the owner of that patent and request their permission before executing the code. --------- traduzindo Questões Legais - Importante, por favor leia. Para usar o G.729 ou G.723.1 você talvez deva pagar as taxas de royalty, por favor veja detalhes em http://www.sipro.com . Por favor veja que este código é disponibilizado para download para proposito educacional apenas e se em seu pais existir patentes para G729 e G723.1 então você deve contactar o dono da patente e requisitar sua permissão antes de executar o código. ------Abaixo a referencia--- http://www.opentelecoms.org/codecs-open-source-g729-g723.1-asterisk Em 13/05/13 14:11, Mike Tesliuk escreveu: no site de onde baixa o arquivo diz G.729 and G.723.1 codecs x86 (and x86_64) Linux and FreeBSD binaries for Asterisk open source PBX DISCLAIMER: You might have to pay royalty fees to the G.729/723.1 patent holders for using their algorithm Em 13/05/13 14:10, Mike Tesliuk escreveu: no meu ver isso não é free Em 13/05/13 14:01, Caio Pato escreveu: 2013/5/13 Alberto Mitsuo Sato <mailto:[email protected]> <[email protected]>: Muitas pessoas estavam com dúvidas em como instalar o codec "G729 free" Onde eu posso encontrar os termos de uso da licença "G729 free"? Por ser "free" imagino que possa até mesmo usar na minha empresa e oferecer como parte de uma solução comercial, não é mesmo? _______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para [email protected] _______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para [email protected] _______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para [email protected] _______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para [email protected]
_______________________________________________ KHOMP: completa linha de placas externas FXO, FXS, GSM e E1; Media Gateways de 1 a 64 E1s para SIP com R2, ISDN e SS7; Intercomunicadores para acesso remoto via rede IP. Conheça em www.Khomp.com. _______________________________________________ ALIGERA Fabricante nacional de Gateways SIP-E1 para R2, ISDN e SS7. Placas de 1E1, 2E1, 4E1 e 8E1 para PCI ou PCI Express. Channel Bank Appliance Asterisk - Acesse www.aligera.com.br. _______________________________________________ Para remover seu email desta lista, basta enviar um email em branco para [email protected]

