Mediações digitais - um artigo por Aldo de Albuquerque Barreto
A informação quando referencia o homem ao seu destino participa do seu caminho ao estabelecer suas configurações pra percorrer a sua odisséia individual no espaço e no tempo, assim a informação sintoniza o homem na terra e no mundo.
A essência do fenômeno da informação se efetiva entre o emissor e o receptor, quando acontece uma transferência e a recepção de um conhecimento. Assim, quando adequadamente assimilada, a informação, modifica o estoque mental de saber do indivíduo e traz benefícios para o seu desenvolvimento pessoal e da sociedade em que ele vive.
A questão atual da informação (documentação) é como serão as pessoas do amanhã em um mundo em o texto e a que a escrita se tornam cada vez mais posicionada em estruturas digitais? A principal indagação, discutida no texto, é como acontecerá à apropriação da informação e geração do conhecimento em um cenário onde a consciência humana já tenha e os sentidos condicionados pelo formato digital dos textos.
Há indicações que textos digitais com links de saída para outros textos permitem uma recepção mais abrangente e mais individualizada, multicultural. Contudo, fica claro que, o acesso e a apropriação da informação digital traz a necessidades de munir o sujeito com ampliações de próteses de sua extensão como máquinas, scrips, códigos alternativos e mediações estéticas.
o artigo com cerca de 30 páginas está em: http://www.dgz.org.br/ago09/Art_01.htm
_______________________________________________ Instruções para desiscrever-se por conta própria: http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/options/bib_virtual Bib_virtual mailing list [email protected] http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/listinfo/bib_virtual

