Mudança estrutural nos meios de educação  para o conhecimento conhecimento

Um recente relatório de 93 páginas sobre educação online, conduzida pela instituição SRI International para o Departamento de Educação dos estados Unidos , chegou a uma uma conclusão intrigante: em média, os estudantes em condições de aprendizagem online usando a web tem desempenho melhor do que aqueles que recebem instrução convencional face-a face em uma classe de aula com um professor instrutor.

O relatório examinou, em uma pesquisa comparativa, resultados de alunos que passaram por instrução online e pelo método convencional da classe de aula no periodo de doze anos de 1996 à 2008, A maioria dos estudos comparativos foram feitos em faculdades. Essa é uma diferença que é estatisticamente significativa e a sua grande importância reside em demonstrar que a aprendizagem online hoje é realmente melhor do que a instrução convencional em sala de aula.

Esta diferença tem sido atribuída a chegada da Web com a disponibilização de vídeos, mensagens instantâneas e ferramentas de colaboração. A educação online proporciona uma aprendizagem mais direcionada a cada aluno o que é impossível em sala de aula. A pesquisa indica ainda que o fator mais inibidor de uma modernização no ensino em todas as suas formas é o tradicionalismo do professor que teme perder status e posição no mercado.

FONTE:

U.S. Department of Education - Report on the Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning
http://www.ed.gov/rschstat/eval/tech/evidence-based-practices/finalreport.pdf


New York Times, August 19, 2009, Study Finds That Online Education Beats the Classroom
http://bits.blogs.nytimes.com/2009/08/19/study-finds-that-online-education-beats-the-classroom/?scp=2&sq=SRI%20report&st=cse
_______________________________________________
Instruções para desiscrever-se por conta própria:
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/options/bib_virtual
Bib_virtual mailing list
[email protected]
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a