Olá pessoal ...

Olá

...eu etou apanhando pra levantar a interface tun0 aqui. Eu estou querendo usar
a tun0 pra usar com o qemu mas to tendo o seguinte erro quando vou levantar a
interface via ifconfig :

#ifconfig tun0
10.0.0.3 up
SIOCSIFADDR: Dispositivo inexistente
tun0: ERROR while getting interface flags: Dispositivo inexistente
tun0: ERROR while getting interface flags: Dispositivo inexistente

Vc criou a interface bridge? Veja o exemplo da minha (na minha é tap1):

tunctl -t tap1 -u paulo
brctl addif br0 tap1
ifconfig tap1 up

O problema é que o kernel esta compilado com TUN/TAP o módulo esta carregado e
o /dev/net/tun esta criado no dev

mas mesmo assim o tun0 na levanta... Como faco pra funcionar isso aí???

No /etc/network/interfaces, vc coloca a br0 pra levantar automaticamente:

auto br0
iface br0 inet static
    address 10.1.1.80
    network 10.1.1.0