* Ronaldo Reis Junior ([EMAIL PROTECTED]) wrote:

> Pessoal,
>
> estou na dúvida entre comprar um PDA ou Smartfone da Palm ou da
> eHP. Pensando m compatibilidade com linux, qual vcs me recomendam?

Primeiro, você precisa de um PDA, que é um aparelhinho com funções
básicas como agenda e leitor de documentos, ou de um telefone que faça
mais do que comunicação de voz entre quem disca e quem atende?

Segundo, quanto você tem para gastar?

De qualquer forma, fuja da Palm. Ela está tecnologicamente 10 anso
atrasada, pois só agora caiu na real de que sustentar um sistema
operacional fechado e limitado é suicídio.

A HP agora é que está encontrando o jeito da coisa, com equipamentos
mais robustos. O sistema operacional livre para a maioria dos portateis
é gestado dentro da HP, que emprega 99% dos desenvolvedores do
handhelds.org. Mas nem por isso é a melhor escolha.

Minha experiência pessoal, que vem desde o PalmIII até o Ipaq 3650, é de
que estes aparelhinhos nada mais são do que brinquedos de luxo, não
servem para nada nas mãos de pessoas comuns. Ajudam sim o dentista ou o
vendedor de cerveja, mas o resto não. São caros. Até hoje não se
conectam em rede que não seja dependente de recursos outros, como
celular e cabos USB. Se você vai vender cerveja, pode comprar um e
instalar o aplicativo de tirar pedidos. Todos dois, HP e Palm, funcionam
bem com gnu/linux.

Se você quer um brinquedo desse tipo prefira um "smartphone" (as aspas
são porque ninguém conseguiu definir esse conceito ainda). Tem até
modelos que já vem com gnu/linux, como o motorola a1200. Mas pra mim
continua sendo uma forma de jogar dinheiro fora. O dia que um aparelho
desses se conectar na rede, por wifi de preferencia, sem depender de
nenhuma outra gambiarra, que permita eu baixar e ler documentos e enviar
mensagens sem ter de conectar o notebook e usar ele como ponte, aí eu
penso no caso de comprar um.

--
Existem muitas semelhanças entre a colonização eletrônica e o
sistema colonial antigo. [...] O sistema colonial recruta elites

Responder a