Em Seg 28 Jan 2008, Marcio de Araujo Benedito escreveu:

> [...]
> bem com gnu/linux.
>
> Se você quer um brinquedo desse tipo prefira um "smartphone" (as aspas
> são porque ninguém conseguiu definir esse conceito ainda). Tem até
> modelos que já vem com gnu/linux, como o motorola a1200. Mas pra mim
> continua sendo uma forma de jogar dinheiro fora. O dia que um aparelho
> desses se conectar na rede, por wifi de preferencia, sem depender de
> nenhuma outra gambiarra, que permita eu baixar e ler documentos e enviar
> mensagens sem ter de conectar o notebook e usar ele como ponte, aí eu

Márcio,

valeu pelo depoimento. Já cheguei a conclusão que para minha finalidade um PDA
é a melhor opção e não um smartphone. O objetivo é, dentre outras coisas tais
como agenda, blabla, é poder utilizar para campo na coleta de dados. Sou
biólogo e temos que fazer muitos experimentos no campo, a ideia e substituir
o papel e algumas operações. Inclusive estamos trabalhando em um sistema
livre (www.bioma.ufv.br) para gerir estes dados e minha ideia é desenvolver
um módulos para o PDA que possa se comunicar com a base central e enviar os
dados.

Agora eu fiquei curioso com uma coisa pois nunca tive a oportunidade de pegar
em um PDA. Os PDAs que possuem WIFI não se conectam diretamente em uma rede
WIFI? Eu estou considerando que todo PDA com wifi teria a capacidade de se
conectar a uma rede wifi e navegar normalmente.

Outra coisa, vc diz que a HP usa sistema livres, mas me pareceu que todos os
aparelhos da HP utilizam o Windows em sua plataforma.

Valeu
Inte
Ronaldo
--
Laugh at your problems; everybody else does.