consegui após algumas horas de tentativas:

fiz o seguinte:
editei como root o /etc/hosts
inseri uma linha com o ip da impressora no meu caso  "10.74.50.200 laserjet"
(sem aspas)
salvei
"ping laserjet" no terminal
então fui pro cups e segui estes 7 passos
1.) Clicked "Printers" in the horizontal link menu
2.) Clicked on "Add New Printer"
3.) Entered in the following information
a.) Name: HPLaserJet (qualquer nome)
b.) Location: Multimeios (qualquer nome)
c.) Description: HP Color LaserJet 3600dn
4.) Selected "AppSocket/HP JetDirect" in the "Device:" drop-down menu
5.) Entered in "socket://laserjet:9100" for "Device URL:"
6.) Selected "HP" for "Make:"
7.) Selected "HP Color LaserJet 3600 Foomatic/hpijs (en)" for "Model:"

valeu a todos

lucio