*"Mas se então se eu não puder declarar o gateway da rede 10.203 como esta
interface se comunicará com as redes das VLANs? "*

Ele não precisa de gateway pois já está com IP configurado nessa própria
rede e conectado diretamente nela.

E mesmo se não tivesse, não precisaria do gateway padrão, apenas uma nova
rota. O gateway padrão nada mais é do que uma rota que será usada quando
nenhuma das outras rotas der jeito.

Responder a