Vou responder só o que sei com certeza...

On Thu, 10 Apr 2003 00:30:10 -0300, Fabricio Barros Cabral (fx) wrote:

> 3) Onde devo colocar as minhas listas ACL do squid?

        Na época em que eu mexia com squid, era no próprio arquivo de
configuracão do squid, que vinha muito bem comentado com exemplos.

        Se tiver mudado, que tal criar um diretório /etc/squid para isso?

> 4) Como colocar um programa para iniciar no runlevel 3? Tenho que criar um
> script-padrão no /etc/init.d ?

        Seria o ideal, por quê a dúvida?

> Alguém teria alguma documentacão sobre a localizacão dos arquivos de
> configuracão no Debian, e o que cada um deve conter? (como a minha
> dúvida das rotas estáticas, que eu não sei onde colocar e *como*
> colocar). Pode ser em inglês.

        No site da Debian tem as políticas que devem ser seguidas por todos os
pacotes.  Existe também o padrão LSB que o Debian tenta seguir.  E finalmente,
em
/usr/share/doc/<pacote> costuma haver arquivos como README.Debian ou coisa
assim dizendo as alteracões feitas no empacotamento Debian (para o caso do
programa fugir das políticas e padrões.

        Mas tudo ou quase tudo está sob /etc, geralmente com o nome do pacote.
No seu caso, eu procuraria por coisas como /etc/network[s],
/etc/interface[s], /etc/route.*...

        Mas outros saberão ao certo.

> Uma outra coisa que eu notei, é como "por padrão" diversos arquivos de
> configuracão do Debian estão localizados no /var/lib/<programa> e no
> /var. Isto é uma tendência do LSB, ou apenas do Debian? Qual a vantagem
> desta abordagem?

        Arquivos sob /var ou /var/lib geralmente são aqueles modificados pleo
programa sem intervenção nem direta nem indireta do usuário.

> *Eu* particularmente, prefiro centralizar os arquivos de configuracão no
> /etc, assim fica mais simples de se fazer um backup (não perco tempo
> procurando ou tentanto lembrar onde estão os arquivos de configuracão).

        Em princípio /var também deve entrar numa cópia de segurança,
que lá há todos os logs, mensagens etc que provavelmente você não quer
perder.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34

Responder a