On Thu, 10 Apr 2003, Gustavo Polillo wrote:

> iptables nao tem arquivo de configuracao... eu geralmente faco um arquivo
> com minha regras e executou-o, por exepmlo:
>
>  No vi ou emacs ou pico ou seu editor preferido:
>
>  iptables -A input -p tcp -s 0/0 --dport 22 -j ACCEPT
>  iptables -A output -p tcp -s 0/0 --dport 22 -j ACCEPT
>  iptables -A input -p tcp !-y -s 0/0
>  ...etc...
>
>   ./<arquivo>

Pois esta eu descobri, e vou contar! ;)

1) No Debian, vc primeiro seta as regras no iptables, na linha comando mesmo:

#iptables -A input ...
#iptables -A output ...

(etc, etc)

2) Depois voce usa o /etc/init.d/iptables com o seguinte comando:

/etc/init.d/iptables save active

Então será criado um arquivo em /var/lib/iptables, com o nome de "active",
com todas as regras que você setou. Então ao reiniciar, o próprio
/etc/init.d/iptables carrega as regras salvas.

É exatamente estes mecanismos de configuracão que eu gostaria de entender
no Debian!

[]´s

--fx

Responder a