Obrigado pelas respostas, mas eu acho que não fui suficientemente claro na primeira questão: meu problema não é bloquear o acesso ou como configurar o proftpd. Isto já fiz e funciona. O que eu preciso é uma interface no servido para upload e download de arquivos, já que terei usuários windows, mac, aix, freebsd e até linux, transferindo arquivos...

[]s