Olá pessoal,

Permitam-me meter a colher no meio da discussão ...

On Wed, Dec 29, 2004 at 07:13:38PM -0200, Igor Morgado wrote:
> Exatamente pelo problema RH eh que eh linux serio que eu odeio a RH.
> Lobbies comerciais tipo Oraclo omologa RH Enterprise Linux 2
>
> Pro diabo com RHEL2, pq a oracle nao omologa o debian? Tudo bem que
> sabemos q existem 10000 distribuicoes por ai. Mas o debian eh a mais
> completa de todas e certamente eh muito bem conhecida pela oracle
> (como por muitas outras grandes desenvolvedoras de softare), mas pq
> somentve RH e Suse? Sera pq existe uma "troca" comercial ai? Ou sera
> oq RH e SUSE sao realmente distribuicoes superiores.

Lógico que há um acordo entre essas duas empresas em relação a
homologação e lógico que o processo de homologação custa dinheiro. E não
é pouco dinheiro, coisa que o Debian não pode pagar.

Mesmo se a Oracle homologasse o Debian, existiriam centenas de outras
distribuições não-comerciais que se sentiriam deixadas para trás. Ou
você acha que se a Oracle homologasse Debian, o pessoal do Gentoo,
Slackware e mais centenas de outras distribuições não iriam reclamar seu
"direito" de serem homologados também ?

E quando ao Debian ser mais completo, isso é algo que eu e você
particularmente pensamos, mas não é o que o mundo inteiro acha. "Ser
completo" para outros pode ser bem diferente de "ser completo" para
nós. Quer um exemplo ?

Previsibilidade. O Debian não tem isso. Não que não possa ter e espero
sinceramente que um dia consigamos ter isso, mas o fato é que não temos
como prever (mesmo que não acertadamente) quando lançamos uma nova
versão estável. Pode não ser importante para você ou para mim, mas para
praticamente todas as grandes empresas isso é essencial.

A Red Hat oferece isso com o Red Hat Enterprise e isso é algo que as grandes
empresas querem. Por mais incrível que possa parecer, essas empresas não
tem nenhum interesse se existe ou não uma política rígida de
empacotamento de softwares que é seguida por todos os sotwares
existentes no Red Hat Enterprise (até porque eles tem suporte da Red Hat
caso algo apresente problemas), mas poder ter uma previsão sobre o
lançamento de novas versões estáveis e poder se programar
antecipadamente a isso é algo essencial para essas empresas. Diria mais, é
estratégico.

> Sou contra o kernel da RH ser fechado, e ser impossivel compila-lo
> pela falta de alguns objetos que NAO SAO DISTRIBUIDOS.

Hmmm ?? O kernel da RH é fechado ?? Como ?? Não concordo com muita coisa
que a RH faz, mas acusá-la disso não é correto. A RH é hoje uma das
principais contribuidoras do kernel, empregando literalmente centenas de
engenheiros para trabalhar full-time somente em assuntos relacionados ao
kernel e tudo feito é liberado como software livre e incluído no kernel
oficial.

Quer uma prova ? Você usa Debian, não é ? Então :

[EMAIL PROTECTED]:~$ apt-cache show kernel-patch-redhat
Package: kernel-patch-redhat
Section: devel
Installed-Size: 1392
Maintainer: Dan Weber <[EMAIL PROTECTED]>
Architecture: all
Version: 2.6.5-1
Depends: bash (>= 2.0), patch, grep-dctrl
Suggests: kernel-source-2.6.4
Filename:
pool/main/k/kernel-patch-redhat/kernel-patch-redhat_2.6.5-1_all.deb
Size: 1334204
MD5sum: 28fc270c7487882ed720c19f2070f7c0
 The redhat patch to the Linux Kernel creates a modified Linux kernel
 identical to the one used on RH systems.  Redhat kernels are known to
 have working exec-shield and various fixes.
Enhances: kernel-source-2.6

[EMAIL PROTECTED]:~$

Você conhece o projeto kernellabo, hospedado no servidor de projetos
Alioth do próprio Debian ? Não ? Dê uma olhada em [0] e em [1] então.
O que é isso ? São pacotes do kernel do Red Hat Enterprise empacotados
para Debian.

> Sou contra uma empresa sugar e sugar e sugar o SL e depois fechar sua
> distribuicao falando q a dele eh melhor q a nossa (sendo q usam o
> mesmo bash, o mesmo X e a mesma libc). A deles eh melhor pq? PQ tem
> mais dinheiro?

A RH não suga o software livre. Ela ganha dinheiro sim com o software
livre e não há nada de errado com isso. Eu também ganho, você também
ganha. Você suga o software livre também ?

Você sabia que a glibc que o desenvolvimento da glibc você usa é em
grande parte financiada pela Red Hat ? Não vejo nada mais justo do que
ela ganhar dinheiro com algo com o que ela colabora ativamente.

> Nao nego o q a RH fez. Mas pra mim ela deu uma de politico safado.
> Abracou o povo, beijou crianca, acenou para a camera, criticou o
> governo. Ai quando viu a situacao tava ela la na posicao de BIG EVIL!

Como safado ? Ela descontinuou o Red Hat, mas deixou o Fedora disponível.
Usa quem quer. O Fedora é um projeto que desenvolve uma distribuição não
comercial, assim como o Debian.

O que me parece é que você está chateado em relação ao suporte a
softwares comerciais existir somente para o Red Hat Enterprise e não
para o Fedora. Mas aí eu te pergunto : o Debian também é uma
distribuição não-comercial, assim como o Fedora, e não é homologado para
esses softwares. Por que o Fedora seria ?

A minha mensagem final é : temos "inimigos" demais. Não vamos tentar
criar ainda mais um.

[0] http://alioth.debian.org/forum/forum.php?forum_id=1216
[1] http://kernellabo.alioth.debian.org/kernellabo/packages/redhat/

||  André Luís Lopes                 [EMAIL PROTECTED]                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||