John,

Geralmente as pessoas não conhecem a forma de parametrizar a ferramenta.
Para isso existem F1, ajuda e as listas eletrônicas.

O seu caso é muito específico. Existem várias configurações que podem ser
modificadas.

Fiz um apanhado das sugestões anteriores dos colegas e aguardo o seu
retorno.

1) Desativar a exibição das imagens
Ferr​a​mentas--> Opções--> LibreOffice Writer--> Exibir
Desmarque "Figuras e Objetos"

2) Aumentar a memória para objetos gráficos
Ferramentas--> Opções--> LibreOffice--> Memória
Modifique a memória por objeto para 100 MB

3) Aumentar o cache de imagens
Ferramentas--> Opções--> LibreOffice--> Memória
Modifique a quantidade de memória "Utilizada pelo Libre Office" para 2056 MB

4) Aumentar o cache para a quantidade de objetos
Ferramentas--> Opções--> LibreOffice--> Memória
Modifique o "Número de objetos" para 50

5) Aumentar o tempo de armazenamento no cache
Ferramentas--> Opções--> LibreOffice--> Memória
Modifique "Remover da memória após (horas:minutos)" para "01:00"

Não sei se você está passando por esse "aperto", mas se tiver problemas com
o tempo de gravação do arquivo, já que você utiliza muitas imagens enormes,
sugiro vincular as figuras. Para este problema, outra opção seria mudar o
seu HD para um modelo SSD. Fiz isso no notebook e o LibreOffice
literalmente voa como um supersônico.

Saudações solidárias,

João

--